27 março 2009

MAIÊUTICA SOCRÁTICA



Mergulhada em Pensamento

Mergulhada em meu pensamento.
As indagações surgem ao vento.
Interessante, o que é sinceridade?
É quando emerge essa verdade.
Uma vez dita traz mil reações.
Traz para uns, feridas nos corações.
Implicitamente para outros, largos sorrisos.
Caindo num mundo infinito de possibilidades.
A verdade é o que temos que descobrir?



Sigo agora em busca do meu “eu”.
Onde sempre estou debruçada em mil folhas.
Confusas e dançantes, brancas e esboçadas.
Reescritas e imaturas, amassadas e choronas.
A hipocrisia é uma verdade para alguns e,
Tristeza e falta de sentimentos para outros.
Integro caminho em muitos labirintos.
Começo agora tentando me conhecer e,
A vida segue em busca de tempos de outrora.

26 março 2009

OPERAÇÃO VALQUÍRIA






O longa “OPERAÇÃO VALQUÍRIA”, do diretor Bryan Singer, destaca a conspiração formada por alguns oficiais e políticos que se organizam para agir em descumprimento às decisões do governo de Hitler. O filme relata a trajetória do Coronel Claus Stauffenberg personagem interpretado por Tom Cruise, que, após sofrer um atentando na África, reúne-se com um grupo de conspiradores com o objetivo de assassinar o ditador e implantar um governo substituto, pondo em prática uma operação denominada VALQUÍRIA. A princípio, esta operação havia sido arquitetada por Hitler para assegurar a completa vitória de seu governo, porém, os conspiradores arquitetaram uma forma de utilizar este plano contra o mesmo. A ação foi iniciada pelo Coronel Stauffenberg, realizando uma tentativa frustrada de assassinar Adolf Hitler. A Operação foi acionada e quando os conspiradores acreditavam no êxito da missão, a morte de Hitler foi desmentida e o plano fracassou, ocasionando a prisão e execução dos envolvidos.
O exército presente no filme se enquadra no conceito de organização, ao visto que
, formado por oficiais das Forças Armadas da Alemanha são reunidos com o propósito de expandir fronteiras e a consolidação do Estado Ariano, liderados pelo ditador Adolf Hitler. À proporção que a guerra persiste, alguns oficiais que começam a discordar das atrocidades cometidas e das decisões tomadas pelo governo surgindo à necessidade de ação imediata e formam uma organização informal orientada pelo Coronel Stauffenberg e com o objetivo de assassinar Hitler e tomar o poder. Esta organização informal realizou um planejamento estratégico para alcançar seus objetivos, colocando em prática a Operação Valquíria. O Coronel Stauffenberg juntamente com seu assessor Werner, ficaram encarregados de levar a bomba até Wolfsschanze (quartel general do Hitler) para assassinar Hitler e o General Friedrich Olbricht, era responsável em acionar a Operação e iniciar o golpe de Estado. Com isso, os membros desta organização iriam tomar o controle do Exército Alemão e apreender os principais edifícios governamentais, desta forma conquistando o poder.

Na análise da gestão de recursos podemos destacar no filme o exército, uma organização que realiza o recrutamento dos oficiais e possui uma escala hierárquica bem definida. A tecnologia foi de extrema importância para o exército no filme através do treinamento militar indispensável para a sobrevivência dos oficiais e para uso adequado do armamento (podemos perceber evidentemente esta importância quando o Coronel Stauffemberg utiliza uma bomba para colocar em prática o plano de assassinar Hitler, tendo que saber manuseá-la corretamente para acioná-la). Na organização informal, os conspiradores conseguem o apoio de vários seguidores que também não concordavam com o governo de Hitler. Estes membros tinham um planejamento estratégico para alcançar seu objetivo, fizeram alianças (o apoio da polícia de Berlim que garantiu não interferir) e ganhou aliados (oficiais e funcionário que utilizavam um cartão amarelo sinalizando a participação na operação). O conhecimento do projeto foi fundamental para executar o plano, pois com isso os conspiradores conseguiram re-elaborar a Operação Valquíria para utilizar a favor de seus interesses. As informações foram necessárias para análise do processo da tomada de Berlim (a conquista dos Distritos) e efetuar o Golpe de Estado . Podemos citar também os meios de comunicação utilizados como rádio, telefone, telégrafo que foram essenciais para colocar em prática a Operação Valquíria.

É importante ressaltar a EFICIÊNCIA como ponto predominante característico da Administração Científica, no ato de planejar que fica evidente no filme, na adaptação de ordens, calculando o tempo de ação para diminuir os ricos de fracasso, recrutamento de pessoas para cada função e organização das etapas de cada processo. Podemos citar também o CONTROLE, pois o exército segue a base da hierarquia e disciplina, o princípio da EXECUÇÃO com distribuição de responsabilidades, no alinhamento dos soldados quando são convocados e no posicionamento do armamento que se enquadra na PADRONIZAÇÃO DE MÉTODOS e as funcionárias que realizavam a telegrafia nos movimentos realizados, sempre uniformes. Podemos citar também o PLANEJAMENTO estratégico na reestruturação do projeto Operação Valquiria sendo realizado pelo Coronel Staffenberg e o CONTROLE presente na sua liderança.
Identificamos com a principal situação de conflito quando os membros da cúpula não conseguem entrar em consenso na tomada das decisões quanto na hora certa de agir e de recuar. Observamos que não houve sinergia, pois apesar do objetivo comum de derrubar Hitler (porque essa seria a única maneira de libertar a Alemanha do atual governo), isolar a cadeia de comando do governo atual (prendendo os membros e oficiais que se opusessem ao novo governo) e assumir o poder (implantando um novo governo), alguns membros tiveram medo de executar ações que lhes foram determinadas (Na primeira tentativa de assassinar Hitler, o Coronel Stauffemberg pediu licença para prosseguir o plano e Sr. Beck não deu a permissão. Na segunda tentativa, o Coronel conseguiu acionar a bomba, mas o General Olbritcht não iniciou a Operação Vaquíria, pois argumentou que não houve a confirmação da morte de Hitler) contribuindo com isso para o fracasso da operação.

19 março 2009

O TERMINAL

Avaliação de Lingua Portuguesa - Texto com comentários do filme O terminal.


O filme baseado em fatos reais ocorre em uma organização, o Aeroporto Internacional Jonh F. Kennedy, no qual um passageiro, Sr. Viktor Navorski, tem o seu passaporte cancelado, após um golpe de estado sofrido no seu país de origem, Krakozhia. Por esse motivo, vendo-se preso a esta organização, ele começa a planejar seus dias e noites no terminal, aguardando uma permissão para entrar em solo Norte-americano, realizar o sonho de seu pai em completar o álbum com assinaturas dos intérpretes do jazz e voltar em seguida ao seu país de origem. A partir deste momento,Viktor inicia uma jornada muito delicada e difícil, pois o fato de não dominar a língua tornará seus dias e noites desesperadores.

Literalmente perdido, Viktor se depara com o diretor da organização, o Sr. Frank Dixon, que tenta estabelecer comunicação utilizando linguagem verbal, mas não se faz entender, então utiliza mímica e até mesmo objetos (Sr. Dixon utiliza um pacote de batata frita e diz a Vickor que ali é a Krakozhia. Pega uma maçã e bate com força destruindo o pacote. Desta forma, ele tenta explicar que o país de Vicktor estava destruído.) Ainda assim, ele não consegue nenhum sucesso na comunicação. Viktor só consegue iniciar o entendimento quando ouve o som do hino de sua terra natal e então corre para visualizar as imagens do ocorrido na TV. Ao observar que seu país estava em Guerra, apavorado, busca explicações e mais uma tentativa de comunicação frustrada. Começa a se esforçar para conseguir algumas necessidades básicas de sobrevivência, e se vê, portanto obrigado a aprender o código daquele país.

Tem a iniciativa de comprar dois livros idênticos com códigos lingüísticos diferentes e começa a aprender pelo método de comparação e/ou associação, pondo em prática o aprendizado na leitura da legenda e nos questionamentos com os funcionários do aeroporto, que posteriormente, tornam-se seus amigos. Sr. Dixon, acreditava que Viktor poderia ser um problema, caso a guerra no seu país não acabasse e concluiu que precisava tirá-lo dali, criando armadilhas, como a câmera na frente da porta da saída, porém Viktor percebe, através do som emitido pelo movimento da câmera que havia algo de errado e decide não sair do aeroporto.
Sendo uma pessoa muito observadora, Viktor começa a se beneficiar de algumas situações, como recolher os carrinhos deixados pelos passageiros no hall do aeroporto e devolver para o local apropriado, ganhando 25 centavos de dólar, conseguindo desta forma, dinheiro para se alimentar. Também no momento da chegada de um outro passageiro que havia sido detido por portar remédio sem receita, o Sr. Dixon solicita a ajuda de Viktor para conseguir estabelecer comunicação. Por já dominar algumas informações importantes, pois havia lido os formulários do aeroporto, sabia que só era permitida a entrada de medicamentos sem receita para animais. Ao ver o sofrimento do rapaz que não conseguia entrar no país com a medicação, Viktor, então, inventa que o medicamento era para um bode. O Sr. Dickson percebe a mentira, porém não tem alternativa, uma vez que o próprio passageiro confirma a informação. Com isso, Vicktor consegue ajudar o rapaz a prosseguir viagem e levar o medicamento para o pai, ficando conhecido pelo ato de heroísmo em todo o aeroporto, simbolizado pela xerox de sua mão. Agora, porém, o domínio da língua consegue trazer benefícios para Navorski.
Este filme nos leva a refletir sobre a importância no processo de comunicação, pois é a ferramenta de integração e desenvolvimento entre pessoas em qualquer atividade realizada, levando-nos a crer que as peculiaridades e capacitações para este processo deverão ser constantemente aprimoradas. Retrata ainda o quanto o ser humano é capaz de comunicar-se mesmo nas condições mais adversas, chegando a desenvolver novos códigos (verbais ou não-verbais), ou mesmo adaptar-se às condições para este fim.
Acesse ao trailer do filme: http://www.apple.com/trailers/dreamworks/the_terminal/