21 maio 2009

Observações das Modalidades da Lingua com base nas entrevistas feitas a Gestores sobre a Importância da Psicologia nas Organizações

CARACTERÍSTICAS DA MODALIDADE DA LÍNGUA BASEADO NO VÍDEO “A PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES”


Sabemos que existem dois tipos de modalidades da língua: a oral e a escrita. Neste trabalho, iremos analisar e destacar as principais características da modalidade oral, baseando-se no vídeo “A psicologia nas organizações” com a entrevista de Sr. Luciano Amorim – Gerente Internacional e Sra. Daiane Dantas – Analista de Rh, onde ambos expressam suas opiniões sobre a importância da psicologia no âmbito organizacional.
Podemos perceber que os entrevistados utilizam uma linguagem de nível coloquial e a modalidade oral em todo o discurso. A primeira característica que destacamos da modalidade oral presente no vídeo, é que ambos os discursos são livres das regras gramaticais e como características do nível coloquial, verificamos que ambos fogem da formalidade e dos requintes linguísticos, cometendo alguns deslizes gramaticais. Destacamos também a repetição das palavras, possível de perceber quando o entrevistado Sr. Luciano Amorim fala várias vezes o termo “tem o poder” e algumas palavras como “líderes”, “subordinados” e “diretrizes” e a entrevistada Sra. Daiane Dantas repete os termos “avaliar”, “analisar”, “funcionários”. Observamos que há fluidez das idéias expostas com espontaneidade e criatividade nos discursos (destacamos quando o Sr. Luciano Amorim cita a importância da psicologia fazendo analogia a um time de futebol). Verificamos a presença do vocabulário restrito, emprego limitado de pronomes e tempos verbais (percebemos que na maioria da entrevista os dois participantes utilizam os verbos na 3º pessoa do plural no presente do indicativo). Destacamos também como características da modalidade oral, a falta de concordância entre o sujeito e verbo na oração como no trecho da entrevista do Sr. Luciano Amorim “... que motivam seu subordinados” e os termos “né”, “ta” presentes nas duas entrevistas. Consideramos também como característica da modalidade oral o uso de frases feitas, como no trecho da Sra. Daiane Dantas analista de RH “... você sempre pode ser mais do que você é ou mais do que você faz”.
Com isso, concluímos que na modalidade oral, o emissor consegue exibir um estilo próprio e controlar o grau de formalismo e coloquialismo em seu discurso. O falante pode selecionar palavras e expressões para compor seu texto e utilizar a entonação em alguns fonemas para destacar algumas palavras. Além disso, a simplicidade na sintaxe permite que o receptor entenda o discurso de maneira mais clara, facilitando o entendimento da mensagem transmitida.

A Importancia da Psicologia nas Organizações

Observamos nas entrevistas feitas que a Psicologia tem a possibilidade de avaliar e conduzir o comportamento das pessoas dentro das organizações.

Análise com base em duas das empresas ganhadoras da pesquisa Exame - As Melhores Empresas para se Trabalhar - 2008

Empresas Tigre S/A e Eurofarma X Teoria da Administração


O Guia Vocês/a Exame, é uma pesquisa do clima organizacional, uma espécie de diagnóstico da performance da empresa. Com base nos resultados da pesquisa, o guia publica a lista das 150 melhores empresas para trabalhar. São avaliados vários itens da organização, tais como cidadania empresarial, estratégia e gestão, remuneração, carreira, desenvolvimento, liderança e saúde. Selecionamos duas empresas presentes no guia para realizarmos um paralelo com a Teoria da Administração. As empresas selecionadas são de ramos distintos, porém podemos observar que as políticas adotadas são semelhantes principalmente no que diz respeito em proporcionar qualidade de vida aos colaboradores.
A TIGRE S/A é uma empresa de tubos, conexões e acessórios em PVC e que há dez anos está presente no Guia Exame. Surgiu em 1941, criada pelo jovem empresário João Hansen Júnior. No final dos anos 50, quando a empresa já havia progredido bastante com uma extensa gama de produtos plásticos extrudados e injetados, João Hansen acreditou que a matéria plástica poderia ir muito além e investiu forças em um projeto ousado – um produto absolutamente novo e fascinante para a época: Tubos e Conexões de PVC para instalações hidráulicas. Sua visão pioneira e atitude inovadora passaram a constituir o DNA da Tigre. Atualmente, a empresa conta com 2840 funcionários e teve nota Final no Guia de 77.5.
Podemos relacionar aspectos desta organização com a Teoria de Herzberg, que tem como base o estudo das atitudes e motivações dos funcionários dentro de uma empresa propondo que tanto o ambiente externo (contexto ambiental) como o trabalho em si são fatores importantes na motivação humana. Com isso, Herzberg definiu a teoria dos dois fatores, no qual a primeira categoria é constituída dos fatores de higiene e a segunda categoria foi denominada de fatores de motivação.
Observamos que a empresa Tigre promove a cultura de valorização de pessoas, investimento em programas para proporcionar qualidade de vida e saúde aos seus colaboradores, condições físicas e ambientais de trabalho adequados, além dos benefícios oferecidos pela empresa, que segundo o questionário, atende às expectativas dos funcionários evitando com isso a insatisfação dos funcionários e promovendo satisfação dos fatores higiênicos proposto na Teoria de Herzberg.
Além disso, a Tigre investe em ações sociais com inúmeras práticas e atualmente está investindo no programa “trilha de carreira” para modernizar as políticas de desenvolvimento dos funcionários e promover o enriquecimento dos cargos visando satisfazer as necessidades de estima e auto-realização do trabalho, o que corresponde aos fatores motivacionais proposto por Herzberg, sendo estes fatores responsáveis em promover um efeito duradouro da satisfação e aumento da produtividade em níveis de excelência.
Dos fatores apontados como desvantagem foi citada a falta do processo formal de planejamento e acompanhamento profissional e a deficiência no programa de preparação para aposentadoria. Porém, desvantagens existentes podem ser sanadas com o investimento no programa “trilha de carreira”, promovendo supervisores capazes de acompanhar sua equipe e promover feedback para que os funcionários possam aperfeiçoar seu trabalho, e o programa de inclusão para aposentadoria poderia ser incluída na empresa.
Porém, as desvantagens apontadas não desanimam os funcionários, já que de acordo com o questionário do Guia, 85% dos funcionários dizem estar satisfeitos e motivados e 84,1% aprovam seus líderes.
Portanto, podemos concluir que cultura de valorização e investimento na qualidade de vida e bem estar dos colaboradores vem gerando retorno, pois a empresa possui um alto índice de funcionários satisfeitos e que aprovam seus líderes e está há quase 70 anos liderando o mercado.

A EUROFARMA está a cinco anos presente no Guia Exame. A empresa iniciou em 1972 com o nome de Billi Farmacêutica. Em 1993, o Grupo adotou o nome Eurofarma e seu crescimento foi contínuo: atualmente, empresa possui 2725 funcionários, produz e comercializa medicamentos para as áreas humana e veterinária, é a terceira maior fabricante de medicamentos genéricos do Brasil e visa conquistar 90 do mercado da América Latina.
Podemos encontrar também nessa empresa aspectos relacionados com a Teoria de Herberg, pois na política da empresa destacam-se as ações de incentivo a promoção da saúde com plano de saúde gratuito, além de disponibilizar academia, nutricionista e alimentação diferenciada para os funcionários que necessitam, salão de beleza e apoio a gestante, o que possibilita a satisfação dos fatores higiênicos proposto por Herzberg.

Além disso, existem também outros aspectos que podemos relacionar com a satisfação dos fatores higiênicos, tais como as políticas de auxilio a licença médica e orientação jurídica junto ao INSS proporcionados pela organização. Identificamos que as ações de crescimento e de reconhecimento profissional conseguem promover aos funcionários da Eurofarma satisfação dos fatores motivacionais proposto por Herzberg. Com tudo isso, a empresa conseguiu nota 84,3 no Guia Exame, sendo que 85,1% dos funcionários estão satisfeitos e motivados com a empresa e 83,9% aprovam seus líderes.
A desvantagem apontada refere-se à deficiência na comunicação dentro da empresa e que pode ser sanada com a inclusão de um meio de comunicação eficaz e disponibilizada para todos os funcionários.
Portanto, podemos concluir que a política de gestão adotada pela Eurofarma é eficaz, e que a revisão anual da remuneração satisfaz os fatores motivacionais dos funcionários e juntamente com o estímulo a qualidade de vida, contribui para o empenho satisfação de cada colaborador que busca cada vez mais o crescimento da empresa.