17 novembro 2009

Você sabe qual o Papel do Administrador na Sociedade Contemporânea?



Você é o que você faz pelos outros e pela sociedade.


“Entre uma empresa que assume uma postura de integração social e contribuição para a sociedade e outra voltada para si própria e ignorando o resto, a tendência do consumidor é ficar com a primeira. Uma pesquisa da Cone COMMUNICATION E DO Roper Group revelou que 7% dos consumidores preferem marcas e produtos relacionados com algum tipo de ação social, desde que tenham preço e qualidade competitivos”.

(CHIAVENATO, 1999, p.447).



O Administrador que detém uma boa dose de ética, criatividade, dinamismo e flexibilidade certamente sairá na frente e poderá desenvolver o seu papel na sociedade contemporânea com sucesso. Porém, não é só isso, ele terá ainda que investir continuamente na sua carreira em busca de melhoria e aprendizado, adquirindo novos hábitos e convivendo com as diferentes mutações do ambiente externo, desta forma estará preparado para gerenciar as inúmeras situações e minimizar os riscos nas tomadas de decisões dentro das organizações.

O papel do Administrador não é apenas gerenciar sua área numa organização, mas contribuir para o desenvolvimento da empresa e da sociedade como um todo, pois com a sua interferência política e social ele passa a ser um dos profissionais mais cobrados no mercado de trabalho. A capacidade de conciliar os múltiplos interesses e disponibilizar os recursos de maneira eficiente e eficaz em prol do desenvolvimento contínuo de uma organização, obriga o administrador de hoje estar preparado e informado sempre.

O Administrador por estar ciente de suas responsabilidades sociais, terá que agir como um condutor, integrando as diversas áreas funcionais da empresa, buscando solver as dificuldades para os clientes e benefícios para a sociedade. O novo estilo de gestão associa ética nas relações, responsabilidades sociais, transparência e a visão da organização na sociedade.

A empresa socialmente responsável é aquela que consegue integrar os interesses de diferentes colaboradores como funcionários, comunidade, governo, meio ambiente e outros, a incorporá-los no planejamento de suas atividades, buscando atender as demandas de todos.

A ética é a base da responsabilidade social e expressa-se através dos princípios, valores e cultura adotados pela instituição. Hoje existe uma preocupação com a questão da responsabilidade social, sendo discutida pelos meios acadêmicos, organizações não governamentais, poder público e empresas, como maneira de divulgar e incorporar estes conceitos de responsabilidade social e cidadania.

Cabe ao profissional da administração ser responsável pelo processo de novos valores e conceitos para que haja maior integração entre as pessoas, alcançando maior produtividade para a organização e benefício para a sociedade.

Você sabe quais as Competências Emocionais que o Administrador deve ter?

O QUE É COMPETÊNCIA EMOCIONAL?


Segundo Goleman , a competência emocional ,
“é uma capacidade adquirida, baseada na inteligência emocional, que resulta num desempenho destacado no trabalho” p.38.

Para Goleman é a Inteligência Emocional (IE) que determina o potencial do indivíduo para aprender as habilidades práticas que estão baseadas nos seguintes itens:

• Autopercepção;
• Motivação;
• Auto – Regulação;
• Empatia;
• Aptidão natural para os relacionamentos.


VEJA O QUE DIZ UM PROFISSIONAL DO MERCADO:

ENTREVISTA:

Pergunta: Na sua opinião quais as competências emocionais que um administrador deve ter?

Resposta: Ter uma boa percepção,ser comunicativo,conhecer bem o que vai ser administrado e ter equilíbrio emocional.


I - Sobre Auto - Consciência:

Pergunta: Você Identifica as suas emoções?

Resposta: Sim, sou muito observador e conheço minhas próprias vontades.

Pergunta: Conhece os próprios limites e possibilidades?

Resposta: Sim, sou bem observador e sei que o mundo me empoe limites.

Pergunta: Se classifica com criativo?

Resposta: Às vezes, acredito que para ser criativo requer momentos de calma e concentração e sou muito agitado.

Pergunta: Como lida com auto-estima?

Resposta: Sim, conheço qual a minha capacidade para fazer as coisas, o que posso e até onde posso chegar.


II - Quanto a Auto – Gestão:

Pergunta: Administra as suas próprias emoções?

Resposta: Às vezes, por que nem sempre depende só de nós, às vezes ficamos sob o controle do externo.

Pergunta: Supera as situações de estresse?

Resposta: Quase sempre, geralmente o estresse é causado por nós mesmos.

Pergunta: Cultiva o bom humor?

Resposta: Tento sempre. Acredito que para uma pessoa manter o bom humor é necessário que a parte interna, ou seja, nosso interior esteja em sintonia com o externo.

Pergunta: Cultiva o otimismo?

Resposta: Sim, acredito que tudo tem solução.


III. Quanto a Consciência Social.

Pergunta: Sabe ouvir?

Resposta: Às vezes, por que nem sempre a comunicação é entendida,mas no geral acho que sim.

Pergunta: Comunica suas idéias de forma clara?

Resposta: Nem sempre, porque às vezes pra mim está claro, mas para muitos não.

Pergunta: Expressar espontaneamente opiniões e sentimentos?

Resposta: Não, tenho muita dificuldade em relação a esse assunto.

Pergunta: Teem empatia?

Resposta: Sim, vejo o lado positivo das pessoas.


IV. Administrar Relacionamentos.

Pergunta: O feedback acontece de forma adequada?

Resposta: Às vezes, em alguns casos consigo outros não.

Pergunta: Modifica, se necessário, o comportamento em função do feedback dos outros?

Resposta: Sim, sou humilde.

Pergunta: Teem habilidadse para trabalhar em equipe?

Resposta: Sim, sou solidário, paciente e tento ser sempre compreensivo.

Pergunta: Costuma ter habilidades em lidar com conflitos?

Resposta: Às vezes, tenho dificuldade quando se trata de coisas pessoais.