17 novembro 2009

Você sabe qual o Papel do Administrador na Sociedade Contemporânea?



Você é o que você faz pelos outros e pela sociedade.


“Entre uma empresa que assume uma postura de integração social e contribuição para a sociedade e outra voltada para si própria e ignorando o resto, a tendência do consumidor é ficar com a primeira. Uma pesquisa da Cone COMMUNICATION E DO Roper Group revelou que 7% dos consumidores preferem marcas e produtos relacionados com algum tipo de ação social, desde que tenham preço e qualidade competitivos”.

(CHIAVENATO, 1999, p.447).



O Administrador que detém uma boa dose de ética, criatividade, dinamismo e flexibilidade certamente sairá na frente e poderá desenvolver o seu papel na sociedade contemporânea com sucesso. Porém, não é só isso, ele terá ainda que investir continuamente na sua carreira em busca de melhoria e aprendizado, adquirindo novos hábitos e convivendo com as diferentes mutações do ambiente externo, desta forma estará preparado para gerenciar as inúmeras situações e minimizar os riscos nas tomadas de decisões dentro das organizações.

O papel do Administrador não é apenas gerenciar sua área numa organização, mas contribuir para o desenvolvimento da empresa e da sociedade como um todo, pois com a sua interferência política e social ele passa a ser um dos profissionais mais cobrados no mercado de trabalho. A capacidade de conciliar os múltiplos interesses e disponibilizar os recursos de maneira eficiente e eficaz em prol do desenvolvimento contínuo de uma organização, obriga o administrador de hoje estar preparado e informado sempre.

O Administrador por estar ciente de suas responsabilidades sociais, terá que agir como um condutor, integrando as diversas áreas funcionais da empresa, buscando solver as dificuldades para os clientes e benefícios para a sociedade. O novo estilo de gestão associa ética nas relações, responsabilidades sociais, transparência e a visão da organização na sociedade.

A empresa socialmente responsável é aquela que consegue integrar os interesses de diferentes colaboradores como funcionários, comunidade, governo, meio ambiente e outros, a incorporá-los no planejamento de suas atividades, buscando atender as demandas de todos.

A ética é a base da responsabilidade social e expressa-se através dos princípios, valores e cultura adotados pela instituição. Hoje existe uma preocupação com a questão da responsabilidade social, sendo discutida pelos meios acadêmicos, organizações não governamentais, poder público e empresas, como maneira de divulgar e incorporar estes conceitos de responsabilidade social e cidadania.

Cabe ao profissional da administração ser responsável pelo processo de novos valores e conceitos para que haja maior integração entre as pessoas, alcançando maior produtividade para a organização e benefício para a sociedade.

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