19 março 2009

O TERMINAL

Avaliação de Lingua Portuguesa - Texto com comentários do filme O terminal.


O filme baseado em fatos reais ocorre em uma organização, o Aeroporto Internacional Jonh F. Kennedy, no qual um passageiro, Sr. Viktor Navorski, tem o seu passaporte cancelado, após um golpe de estado sofrido no seu país de origem, Krakozhia. Por esse motivo, vendo-se preso a esta organização, ele começa a planejar seus dias e noites no terminal, aguardando uma permissão para entrar em solo Norte-americano, realizar o sonho de seu pai em completar o álbum com assinaturas dos intérpretes do jazz e voltar em seguida ao seu país de origem. A partir deste momento,Viktor inicia uma jornada muito delicada e difícil, pois o fato de não dominar a língua tornará seus dias e noites desesperadores.

Literalmente perdido, Viktor se depara com o diretor da organização, o Sr. Frank Dixon, que tenta estabelecer comunicação utilizando linguagem verbal, mas não se faz entender, então utiliza mímica e até mesmo objetos (Sr. Dixon utiliza um pacote de batata frita e diz a Vickor que ali é a Krakozhia. Pega uma maçã e bate com força destruindo o pacote. Desta forma, ele tenta explicar que o país de Vicktor estava destruído.) Ainda assim, ele não consegue nenhum sucesso na comunicação. Viktor só consegue iniciar o entendimento quando ouve o som do hino de sua terra natal e então corre para visualizar as imagens do ocorrido na TV. Ao observar que seu país estava em Guerra, apavorado, busca explicações e mais uma tentativa de comunicação frustrada. Começa a se esforçar para conseguir algumas necessidades básicas de sobrevivência, e se vê, portanto obrigado a aprender o código daquele país.

Tem a iniciativa de comprar dois livros idênticos com códigos lingüísticos diferentes e começa a aprender pelo método de comparação e/ou associação, pondo em prática o aprendizado na leitura da legenda e nos questionamentos com os funcionários do aeroporto, que posteriormente, tornam-se seus amigos. Sr. Dixon, acreditava que Viktor poderia ser um problema, caso a guerra no seu país não acabasse e concluiu que precisava tirá-lo dali, criando armadilhas, como a câmera na frente da porta da saída, porém Viktor percebe, através do som emitido pelo movimento da câmera que havia algo de errado e decide não sair do aeroporto.
Sendo uma pessoa muito observadora, Viktor começa a se beneficiar de algumas situações, como recolher os carrinhos deixados pelos passageiros no hall do aeroporto e devolver para o local apropriado, ganhando 25 centavos de dólar, conseguindo desta forma, dinheiro para se alimentar. Também no momento da chegada de um outro passageiro que havia sido detido por portar remédio sem receita, o Sr. Dixon solicita a ajuda de Viktor para conseguir estabelecer comunicação. Por já dominar algumas informações importantes, pois havia lido os formulários do aeroporto, sabia que só era permitida a entrada de medicamentos sem receita para animais. Ao ver o sofrimento do rapaz que não conseguia entrar no país com a medicação, Viktor, então, inventa que o medicamento era para um bode. O Sr. Dickson percebe a mentira, porém não tem alternativa, uma vez que o próprio passageiro confirma a informação. Com isso, Vicktor consegue ajudar o rapaz a prosseguir viagem e levar o medicamento para o pai, ficando conhecido pelo ato de heroísmo em todo o aeroporto, simbolizado pela xerox de sua mão. Agora, porém, o domínio da língua consegue trazer benefícios para Navorski.
Este filme nos leva a refletir sobre a importância no processo de comunicação, pois é a ferramenta de integração e desenvolvimento entre pessoas em qualquer atividade realizada, levando-nos a crer que as peculiaridades e capacitações para este processo deverão ser constantemente aprimoradas. Retrata ainda o quanto o ser humano é capaz de comunicar-se mesmo nas condições mais adversas, chegando a desenvolver novos códigos (verbais ou não-verbais), ou mesmo adaptar-se às condições para este fim.
Acesse ao trailer do filme: http://www.apple.com/trailers/dreamworks/the_terminal/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!!!