26 março 2009

OPERAÇÃO VALQUÍRIA






O longa “OPERAÇÃO VALQUÍRIA”, do diretor Bryan Singer, destaca a conspiração formada por alguns oficiais e políticos que se organizam para agir em descumprimento às decisões do governo de Hitler. O filme relata a trajetória do Coronel Claus Stauffenberg personagem interpretado por Tom Cruise, que, após sofrer um atentando na África, reúne-se com um grupo de conspiradores com o objetivo de assassinar o ditador e implantar um governo substituto, pondo em prática uma operação denominada VALQUÍRIA. A princípio, esta operação havia sido arquitetada por Hitler para assegurar a completa vitória de seu governo, porém, os conspiradores arquitetaram uma forma de utilizar este plano contra o mesmo. A ação foi iniciada pelo Coronel Stauffenberg, realizando uma tentativa frustrada de assassinar Adolf Hitler. A Operação foi acionada e quando os conspiradores acreditavam no êxito da missão, a morte de Hitler foi desmentida e o plano fracassou, ocasionando a prisão e execução dos envolvidos.
O exército presente no filme se enquadra no conceito de organização, ao visto que
, formado por oficiais das Forças Armadas da Alemanha são reunidos com o propósito de expandir fronteiras e a consolidação do Estado Ariano, liderados pelo ditador Adolf Hitler. À proporção que a guerra persiste, alguns oficiais que começam a discordar das atrocidades cometidas e das decisões tomadas pelo governo surgindo à necessidade de ação imediata e formam uma organização informal orientada pelo Coronel Stauffenberg e com o objetivo de assassinar Hitler e tomar o poder. Esta organização informal realizou um planejamento estratégico para alcançar seus objetivos, colocando em prática a Operação Valquíria. O Coronel Stauffenberg juntamente com seu assessor Werner, ficaram encarregados de levar a bomba até Wolfsschanze (quartel general do Hitler) para assassinar Hitler e o General Friedrich Olbricht, era responsável em acionar a Operação e iniciar o golpe de Estado. Com isso, os membros desta organização iriam tomar o controle do Exército Alemão e apreender os principais edifícios governamentais, desta forma conquistando o poder.

Na análise da gestão de recursos podemos destacar no filme o exército, uma organização que realiza o recrutamento dos oficiais e possui uma escala hierárquica bem definida. A tecnologia foi de extrema importância para o exército no filme através do treinamento militar indispensável para a sobrevivência dos oficiais e para uso adequado do armamento (podemos perceber evidentemente esta importância quando o Coronel Stauffemberg utiliza uma bomba para colocar em prática o plano de assassinar Hitler, tendo que saber manuseá-la corretamente para acioná-la). Na organização informal, os conspiradores conseguem o apoio de vários seguidores que também não concordavam com o governo de Hitler. Estes membros tinham um planejamento estratégico para alcançar seu objetivo, fizeram alianças (o apoio da polícia de Berlim que garantiu não interferir) e ganhou aliados (oficiais e funcionário que utilizavam um cartão amarelo sinalizando a participação na operação). O conhecimento do projeto foi fundamental para executar o plano, pois com isso os conspiradores conseguiram re-elaborar a Operação Valquíria para utilizar a favor de seus interesses. As informações foram necessárias para análise do processo da tomada de Berlim (a conquista dos Distritos) e efetuar o Golpe de Estado . Podemos citar também os meios de comunicação utilizados como rádio, telefone, telégrafo que foram essenciais para colocar em prática a Operação Valquíria.

É importante ressaltar a EFICIÊNCIA como ponto predominante característico da Administração Científica, no ato de planejar que fica evidente no filme, na adaptação de ordens, calculando o tempo de ação para diminuir os ricos de fracasso, recrutamento de pessoas para cada função e organização das etapas de cada processo. Podemos citar também o CONTROLE, pois o exército segue a base da hierarquia e disciplina, o princípio da EXECUÇÃO com distribuição de responsabilidades, no alinhamento dos soldados quando são convocados e no posicionamento do armamento que se enquadra na PADRONIZAÇÃO DE MÉTODOS e as funcionárias que realizavam a telegrafia nos movimentos realizados, sempre uniformes. Podemos citar também o PLANEJAMENTO estratégico na reestruturação do projeto Operação Valquiria sendo realizado pelo Coronel Staffenberg e o CONTROLE presente na sua liderança.
Identificamos com a principal situação de conflito quando os membros da cúpula não conseguem entrar em consenso na tomada das decisões quanto na hora certa de agir e de recuar. Observamos que não houve sinergia, pois apesar do objetivo comum de derrubar Hitler (porque essa seria a única maneira de libertar a Alemanha do atual governo), isolar a cadeia de comando do governo atual (prendendo os membros e oficiais que se opusessem ao novo governo) e assumir o poder (implantando um novo governo), alguns membros tiveram medo de executar ações que lhes foram determinadas (Na primeira tentativa de assassinar Hitler, o Coronel Stauffemberg pediu licença para prosseguir o plano e Sr. Beck não deu a permissão. Na segunda tentativa, o Coronel conseguiu acionar a bomba, mas o General Olbritcht não iniciou a Operação Vaquíria, pois argumentou que não houve a confirmação da morte de Hitler) contribuindo com isso para o fracasso da operação.

6 comentários:

  1. Olá pessoal, ainda não assistir o filme, mas depois de ler este trabalho sobre o filme, onde vcs mostram com bastante clareza a Teoria da Administração Ciêntifica, fiquei estimulado para assistir.
    Parabéns, o trabalho está 10.

    Fábio Santana

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Pessoal,

    Assistir o filme e gostei muito da analise que fizeram sobre o mesmo, enquadrando e comparando a organização. Isso me estimulou a analisar o filme não só como um atentado mal sucedido que ocorreu durante a guerra, mas percebendo que podemos tirar ensinamento para o nosso longo aprendizado sobre Administração.
    Parabéns!

    André Correia

    ResponderExcluir
  3. Olá Fábio! Olá André! Legal vocês terem gostado do nosso trabalho. O filme Operação Valquíria é muito interessante, baseado em fatos reais, vale a pena assistir. Podemos observar que a organização informal contida no filme utilizou de uma estratégia eficaz, porém devido a falta de sinergia do grupo o plano fracassou. Sugerimos também o filme a Lista de Schindler, que possui um conteúdo muito rico sobre a história da Alemanha Nazista.

    ResponderExcluir
  4. Acabei de assisti-lo, realmente o maior fator que resultou no fracasso desse projeto foi a falha na execução da primeira tentativa onde (Sr. Beck não deu a permissão). A segunda tentativa foi replanejada em caráter emergencial onde não houve tempo necessário para pensar no caso de Hitler não morrer na explosão.

    Amadeu Felipe Gazzone

    ResponderExcluir
  5. Foi muito legal fazer este trabalho com os colegas da faculdade, Obrigada amigos por me proporcionar aprendizado de maneira tão divertida.
    Viviane Prazeres

    ResponderExcluir
  6. Tenso do início ao fim e imprevisível. Fotografia ótima, trilha sonora (meio futurista, meio eletrônica) muito legal, roteiro interessante e elenco abençoado. Eu amei o desempenho de Carice, sempre ela consegue destacar graças à sua grande obra. Amei se trabalho na série Game of Thrones, por certo, li no site oficial de Jogo dos Tronos vi mais detalhes da nova temporada. Eu gostei a originalidade da história e da grande equipe de produção.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!!!