24 agosto 2009

Contingência Estrutural e suas implicações para a prática da Administração.

O que é contingência estrutural afinal?
O contexto da contingência estrutural se insere num período marcado pela alta competitividade, pelas mudanças bruscas, pela alta tecnologia e a partir da necessidade de mudanças constantes para obter maior eficácia. As organizações precisam se adaptar ao ambiente a ela proposto para assegurar o seu equilíbrio da manutenção do seu ciclo de vida.
A contingência estrutural fundamenta-se na não existência de uma estrutura organizacional única que seja utilizada a todas as organizações. Condiciona que a organização é moldada pelo ambiente e, o mesmo tem influências significativas para a organização. Nesse sentido, as incertezas do ambiente causam as transformações e as mesmas alteram a estrutura organizacional, na incessante busca por conformidade. Sob essa ótica, sucessos e insucessos das organizações derivam-se de como as organizações se comportam diante do ambiente ao qual está inserido, pois sua capacidade de adaptação ou readaptação a um ambiente de negócios que se teria alterado constitui um ponto decisivo. Quando ocorre a readaptação, o resultado é visto como recuperação do sucesso, caso contrário, ocasiona o fracasso e o eventual desaparecimento da organização.

Quais suas implicações para a prática da administração?
Os fatores contingenciais: estratégia, tamanho, incerteza com relação às tarefas e tecnologia precisam se adequar a organização e ao ambiente para que ela venha a ser efetiva nos seus objetivos.
É preciso fazer uma análise aprofundada do ambiente que cerca a organização na tomada de decisões, pois se verifica uma relação de interdependência entre ambos, ambiente e organizações. E essa tomada de decisões perpassa pela mão do administrador porque segundo a Teoria de Contingência não há uma melhor forma de se organizar, e cada caminho da organização não é igualmente efetivo, alem disso, ainda existem alguns fatores que são difíceis de prever, decorrentes da incerteza do ambiente.
Bibliografia:
http://hsmglobal.com/ e REAd - Edição 21 Vol. 7 No. 3, mai-jun 2001

Um comentário:

  1. Gostei do destaque em itálico. Hoje a noite veremos mais sobre dois tipos diferentes de organização, cada uma delas típica de um ambiente diferente.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!!!